TOHA - DOIS INSTRUMENTOS NUM SÓ

A toha pode ser tocada a solo ou entre dois músicos. Este instrumento musical único com 42 cordas foi criado e desenvolvido ao longo dos últimos 15 anos. O objectivo de desenhar novos instrumentos é o de abrir um novo território de possibilidades acústicas, musicais e performativas.

 

A toha e qualquer dos restantes instrumentos da série Pangeia Instrumentos é destinada ao explorador intrépido. É construído com um resoador em fibra de carbono de 56 cm de diâmetro e um segundo resoador constituído por uma cabaça.

 

Para conhecer ou encomendar uma toha contacte-nos.

 

 

DENTES DE TUBARÃO OU CONCHAS?

As pontes brancas da toha atraem a atenção e curiosidade do público e esta é a pergunta que invariavelmente é feita em concertos ou exposições. As pontes são desenhadas e fabricadas com recurso a impressão 3D com um material muito resistente. São mantidas em posição pela tensão das cordas. Na base de fibra de carbono há um prato de alumínio que mantém o centro de gravidade baixo. A toha e a sua caixa de transporte pesam um total de 23 kilos.

TOCANDO TOHA

Quando a toha é tocada por dois músicos, estes usam a duas mãos no seu conjunto individual de 21 cordas. Veja o vídeo de Victor Gama e Salomé Pais Matos tocando uma toha no Royal Concertgebow em Amesterdão, in 2011. Enquanto Salomé usa a técnica clássica para tocar harpa, ela é uma harpista profissional, Victor usa uma técnica semelhante à usada para tocar acrux e outros instrumentos que requerem o uso de unhas.

 

AFINAÇÃO

As cordas estão afinadas (Dó central sendo Dó3) Lá0, Si0, Dó1, Ré1, Mi1, Fá1#, Sol1, Lá1, Si1, Dó2, Ré2, Mi2, Fá2#, Sol2, Lá2, Si2, Dó3, Ré3, Mi3, Fá3#, Sol3

Há dois conjuntos de 21 cordas à volta da coluna central da toha com esta afinação.

Mas a toha pode ser afinada com qualquer outra afinação sendo fornecida com uma chave. De Lá0 a Ré2 têm núcleo de nylgut com revestimento de metal e de Fá2# a Sol3 são de nylon.

 

 

GRANDES MÚSICOS QUE TOCAM TOHA

Projectos e colaborações têm vindo a guiar o desenvolvimento destes instrumentos únicos ao longo das últimas duas décadas. Uma colaboração de cinco anos com os Kronos Quartet levou a toha e outros instrumentos da série Pangeia Instrumentos a serem tocados por David Harrington, Hank Dutt, John Sherba e Jeffrey Zigler ao palco do Carnegie Hall em Nova Iorque e do Centro Cultural de Belém em 2010.

MÚSICA COM INSTRUMENTOS

compre online ou escute

através da:

 

- itunes

- soundcloud

- spotify

SIGA-NOS

mantenha-se a par das avtividades que promovemos:

 

- facebook

- behance

- linkedIn

© 2012 PangeiArt - Todos os direitos reservados.